Mobilidade Urbana:
Em todo mundo uma das principais preocupações no que
diz respeito às cidades de médio e grande porte é a mobilidade urbana.
Mas como todo ser humano, os governantes param para
pensar nisto quando isto já é um problema sério e as soluções se tornam caras.
Como isto é feito com dinheiro público eles não estão muito preocupados, a
final dinheiro público não tem dono né!
Se você não concorda com esta última frase, então é à
você que me dirijo estimado leitor.
Sei que o alcance deste texto é bem maior que a região
da qual vou citar como exemplo, mas como e aqui que resolvi morar é sobre Ponta
Grossa que vou falar.
Moro há nove meses nesta cidade e como domino a
questão, algumas situações gritam.
Nossa cidade tem um trânsito relativamente bom se você
não precisar passar pelo centro nos horários de pico. Questão que ainda tem
solução se tomadas algumas providências bem simples.
Além da já tão falada e óbvia sincronia dos semáforos,
aliás tentada na Balduino Taques e Vicente Machado, mas sem sucesso. Para
percorrer a Vicente Machado saindo do cruzamento com a Balduino você é obrigado
a trafegar a 40 km/h para não parar em todos os semáforos e rezar para não ter
carros parados esperando o semáforo abrir.
Para piorar está avenida tem estacionamento em ambos
os lados, ou seja, das três pistas existentes apenas a central anda, pois as
laterais constantemente têm carros parados ou manobrando para estacionar.
Eu já ouvi relatos de moradores mais antigos que já
houve uma tentativa de retirar os estacionamentos desta via e que os
comerciantes locais reclamaram. Eles estão dando um tiro no pé. Quanto pior
ficar o transito no centro mais as pessoas irão trocar as compras em lojas de
ruas para fazê-las nos shoppings.
Se poder estacionar em frente a loja onde vai comprar
fosse fator de impulsão as vendas as lojas do calçadão estavam falidas e, é
nítido que o numero de pessoas que trafegam a pé no calçadão é maior do que em
qualquer outra parte da cidade, as pessoas entram nas lojas a pé e não de
carro.
Então vamos concordar que seria bem melhor para todos
inclusive para os comerciantes que as calçadas fossem maiores e os
estacionamentos retirados.
Aliado a isto criar políticas fiscais que incentivem a
criação de estacionamentos e edifícios garagem, alem é claro, de melhorar o
transporte público de massa.
A cidade merece um planejamento urbanístico completo,
um planejamento pensando a cidade como um todo e não soluções pontuais e
isoladas, como a unificação de sentido do trânsito na Avenida Carlos Cavalcante
que da acesso ao bairro de Uvaranas. Solução, aliás, muito boa, mas repito e
uma solução pontual é preciso pensar na cidade como um todo.
As ruas hora tem preferência e logo a diante deixa de
ter. As ruas não têm a sinalização dos nomes de forma adequada, sinais de
trânsito que fecham o sentido de forma desnecessária como na esquina entre a
Balduino e a na Rua Carlos Osternack onde virar a direita é livre, pelo menos
deveria ser, pois não cruza com nenhuma outra via.
Algo similar ocorre na Avenida Silva Jardim em frente
ao supermercado Mufato, as pessoas já se acostumaram que a última pista da
direita é livre mas quem é de fora não sabe, pois não existe nenhuma
sinalização neste sentido.
Em fim é preciso bem mais do que ficar apenas
analisando processos de aprovação de alvará de construção e pensar a cidade.
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